10 curiosas formações rochosas no Brasil
21/08/2014

10 curiosas formações rochosas no Brasil

O Desviantes fez uma seleção das 10 formações mais curiosas do Brasil, desde rochas que lembram animais até locais que se parecem com o solo lunar.

 

Pedra do Cão Sentado

Pedra do Cao Sentado

Foto: Friburgo Trekking

A Pedra do Cão Sentado é o principal cartão postal da cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro e mede 111 metros, o ponto mais alto da região. A pedra fica localizada no Parque Ecológico do Cão Sentado. Além desse cartão postal, o parque oferece diversas atrações, como a cachoeira Véu da Noiva, grutas, cavernas, trilhas e áreas de escalada.

Por ser uma Unidade de Conservação privatizada, o local possui uma boa infraestrutura e oferece banheiros, sala de primeiros socorros, guarita com roleta e lanchonete. Um ótimo lugar para passar o fim de semana com a família.

Como chegar: Através da estrada RJ116 que liga Nova Friburgo e Bom Jardim, no quilometro 92 (sentido Bom-Jardim). Após passar a entrada do parque, você deverá fazer uma trilha de 1 quilometro que leva em torno de 40 minutos para ser feita.

 

Garrafa Coca Cola

Pedra da Garrafa de Coca Cola

Foto: Wilson Houck Jr

O arenito esculpido durante milhares de anos por ventos e pela chuva no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa - PR, curiosamente formou uma das formações rochosas mais interessantes nessa seleção. Nela podemos ver claramente a silhueta de uma garrafa de Coca-Cola. Essa Unidade de Conservação é conhecida pelos diversos arenitos com formatos semelhantes a animais, objetos e rostos.

Vila Velha foi chamada assim pelo fato da região conter diversas colunas e muralhas que podem chegar a 20 metros de altura, o que lembraria antigas cidades medievais em ruínas com seus castelos e torres.

Como chegar: A proximidade de Curitiba (80 km) torna Vila Velha um ótimo e rápido passeio de um dia. De carro, o parque fica à direita de quem vai de Curitiba para Ponta Grossa e é bem sinalizado.

O ônibus da Viação Princesa dos Campos, linha Curitiba-Ponta Grossa, passa em frente ao parque. Para quem vai do centro da cidade de Ponta Grossa (localizada a 20 km do parque), o site da prefeitura local informa que há uma linha de ônibus (denominada Vila Velha) que sai do Terminal de Oficinas para o parque.

 

Pedra da Bota

Pedra da Bota

Foto: Férias de Mochila

Apesar de existir diversas formações rochosas no Parque Estadual de Vila Velha, não poderíamos deixar de dar destaque para essa formação que é muito semelhante à uma bota.

 

Pico do Itabira

Pico do Itabira

 Foto: Wikipedia

O Pico do Itabira, localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim, é considerado o símbolo da escalada no Espirito Santo. Esse granito tem um formato de dedo indicador apontando para o céu, outros dizem que é uma agulha enfincada no chão, mas fica a critério de cada um decidir com o que se parece o formato desse pico.

O pico e todo o seu entorno foi transformado no Parque Municipal do Itabira em 1988, sendo ele a principal atração do parque com o seus 715 metros de altura. Mas, além da escalada, existem outras opções de atividades como trilhas e locais de contemplação da natureza.

Como Chegar: No centro da cidade é possível pegar o ônibus que leva para o parque. Seguem os horários encontrados no site da empresa de ônibus:

Saída: Centro ( Segunda a Sábado) = 5:30 ; 11:55 ; 17:55

Saída: Centro ( Domingos e feriados) = 5:30; 8:00;  11:15; 14:15

 

Dedo de Deus

Dedo de Deus

Foto: Montanha

A montanha lembra uma mão com o dedo indicador apontando para o céu. Dedo de Deus é certamente um bom nome para descrever essa estranha formação rochosa, que está a 1692 metros de altitude. A formação está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e sua primeira conquista aconteceu em 1912, o que lhe rendeu o título de berço da escalada no Brasil.

Como chegar: O Dedo de Deus está localizado na Serra dos Órgãos, entre as cidades fluminenses de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. Dá última cidade é possível avistar o Dedo de Deus.


Acesso para escalada: O acesso é feito pela estrada que liga Teresópolis ao Rio de Janeiro entre os km 90 e 91. Entrar no restaurante Paraíso da Serra e perguntar aos funcionários onde é possível estacionar para escalar o Dedo de Deus.

 

Pedra da Galinha Choca

Pedra da Galinha Choca

Foto: Ciro Albano

Essa formação rochosa tem uma formação curiosa, que lembra uma galinha tentando botar um ovo. Originalmente seu nome era Pedra da Arara, mas com o passar dos anos o nome atual prevaleceu. Está situada no estado do Ceará, em Quixadá, que significa em tupi-guarani “Pedra de Ponta Curvada”.

Quixadá é muito conhecida pela práticas de esportes radicais aéreos, pelo fato de ter diversos pontos de decolagem e das correntes térmicas na região. Para os amantes de aventura é um ótimo local para a prática do trekking, off-road, rapel e montanhismo.

Como chegar: Do centro de Quixadá até a pedra são cerca de 5 quilômetros. Para chegar lá, siga a estrada para o Açude do Cedro e estacione antes da corrente. Próxima à entrada da barragem, siga para a esquerda e entre em um beco ao lado de um bar, que sairá na trilha para a base das vias de escalada.

 

Pedra Furada Piauí

Pedra Furada

Foto: Haydee Ferreira

Diferente da outras formações rochosas estranhas que selecionamos para esse post, essa pedra não possui o formato de objeto ou animal. Mas ela é curiosa por ter de um furo no meio de sua parede de rocha.  

Ela está localizada no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde existem inúmeros sítios arqueológicos com diversas pinturas rupestres, confirmando que o local era densamente povoado na pré-história. Mas o mais intrigante é o fato que foram encontrados vestígios de homens habitando a região a 50 mil anos atrás, o que poderia colocar em xeque que a chegada do homem na América teria acontecido pelo estreito de Bering, já que vestígios encontrados na América do Norte são datados com 13 mil anos.

Como chegar:  O Parque Nacional da Serra da Capivara fica em São Raimundo Nonato e para chegar lá você pode sair de Teresina ou Petrolina:

De Teresina até São Raimundo Nonato são 502 km. Três empresas operam o destino no Terminal Rodoviário de Teresina e há ônibus todos os dias em pelo menos três horários do dia. De carro, partindo de Teresina, pegue a saída para a BR-316. Continue pela BR-343 até Floriano. Lá, vire à direita na BR-230 e depois à esquerda para pegar a PI-140 até São Raimundo Nonato.

De Petrolina até São Raimundo Nonato são 355 km. De carro, pegue a BA-210 até Sobradinho e de lá vire à direita para pegar a BR-235. Siga até Remanso, na Bahia, e então pegue a BR-324 até São Raimundo Nonato.

 

Castelos do Açu

Castelos do Açu

Foto: Parnaso Tur

Essa formação rochosa exige um pouco mais de imaginação do que as outras, mas olhando bem é possível ver uma baleia, sendo que a sua cabeça está ao lado esquerdo da foto e o rabo ao lado direito. Esse conglomerado de pedras fica no Castelos do Açu, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro.

Todos que fazem a famosa travessia Petrópolis – Teresópolis acabam avistando a baleia, já que ela se encontra próximo a zona de acampamento da primeira noite da travessia.

Como chegar:  O parque possui três entradas: Petrópolis, Teresópolis e Guipimirim. A entrada mais próxima para os Castelos do Açu é a de Petrópolis. O acesso para essa entrada é através da BR040 (Rio – Juiz de Fora). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o rio Quitandinha.

 

Rosto na Pedra da Gávea

Rosto da Pedra da Gavea

Foto: Zé Luis

Essa formação rochosa também é uma das mais intrigantes que temos no Brasil e existem várias teorias sobre o seu formato. A pedra fica localizada no Parque Nacional da Tijuca.

Nessa rocha, facilmente conseguimos identificar um rosto, que durante o dia parece um jovem, porém a tarde, ela vai tomando a fisionomia de um velho enrugado.  Existem várias teorias que tentam mostrar que esse rosto não foi talhado pelo tempo, mas sim pelos homens. Uma das teorias mais faladas foi que os fenícios talharam esse rosto na rocha, pois próximo a sua testa é possível ver inscrições fenícias. Para mais informações sobre as teorias visite: https://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/pedra-da-gavea-codigo.html

Como chegar: Para quem vai subir a trilha, a trilha começa em um condomínio na Barrinha (sub-bairro da Barra da Tijuca) – Zona Oeste, na Estrada do Sorimã, o acesso se dá através do portão do condomínio, e após alguns minutos de caminhada chega-se a entrada principal da trilha da Pedra da Gávea.

 

Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua

Foto: Jean Carneiro

O Vale da Lua é uma outra formação rochosa que difere das demais, já que não é um pico como os outros. Essa é uma rocha esculpida pelas águas cristalinas do Rio São Miguel e que dão aparência de uma paisagem lunar, pelas inúmeras crateras no solo. O local é uma boa pedida para aqueles que querem se refrescar nas suas piscinas naturais.

Como chegar: O vale da lua fica localizado em Alto Paraíso em Goiás e faz parte da região da chapada dos Veadeiros. A entrada fica a 30 km de Alto Paraíso, pela Estrada que vai para São Jorge. A trilha de 900m é fácil, podendo ser feita também por idosos e crianças. Existe também uma trilha de 4 km, saindo de São Jorge.

 

ica Desviantes:

Canion Itaimbezinho  Confira aqui os roteiros e viagens do Desviantes

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.